quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Após recuo sobre gays, Silas Malafaia anuncia apoio à Marina Silva no 2° turno



POR RODRIGO RODRIGUES
 
Autor das críticas que fizeram Marina Silva (PSB) supostamente voltar atrás no plano de governo que defendia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o polêmico pastor Silas Malafaia anunciou nesta terça-feira (02) apoio à candidata do PSB no segundo turno.
 
Considerado por muitos como “fundamentalista”, por conta da defesa cega da fé evangélica contra os homossexuais, Malafaia diz que reviu as críticas que fez contra Marina Silva após a comunidade gay ter retirado o apoio à presidenciável.
 
“O ativismo gay retira o apoio a Marina. Maravilha! No 1º turno vou votar no Everaldo, pois tenho palavra. No 2º voto em Marina. Dilma apoia a criminalização da homofobia. Vamos combinar: Os gays votam em Dilma e o restante vota em Everaldo, Aécio, Levy e Marina”, comentou Malafaia no Twitter.
 
Conforme o Terra Magazine registrou, na última sexta-feira (29) o mesmo religioso tinha feito duras críticas contra a candidata do PSB, chamando o programa dela era “é vergonha pior que do PT e PSDB”:
 
“O programa de governo do partido de Marina é pior que o PT e o PSDB, no que tange aos direitos dos gays. Apóia descaradamente o casamento gay e pede, inclusive, a aprovação do extinto PLC 122, que, entre outras coisas, põe pastor na cadeia. É uma vergonha que prevê casamento, adoção de crianças e etc”, comentou o religioso na sexta.
 
Coincidência ou não, no sábado (30) pela manhã a campanha de Marina Silva anunciou uma retificação no programa de governo da sigla, menos de 24 horas após ter apresentado o plano para a comunidade e os partidários, em São Paulo. 
 
Entre os recuos apresentados pelo programa de governo da presidenciável do PSB estão o apoio a aprovação do PLC 122/06 – que equipara os crimes de discriminação de gênero com os crimes de racismo – a eliminação dos obstáculos para adoção de crianças por casais homossexuais – que ganhou uma nova redação no documento – além de eliminação do primeiro ponto do programa, que apoiava propostas em defesa do casamento civil gay igualitário no país. 
Sobre esse último item, o texto que trazia a redação "apoiar propostas em defesa do casamento igualitário, com vistas para à aprovação dos projetos de lei e da emenda constitucional em tramitação, que garantem o direito ao casamento igualitário na Constituição Civil" foi substituído pela redação "garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo". 
Segundo a equipe de comunicação de Marina Silva, o recuo ocorreu devido a um erro cometido pelos responsáveis pela impressão do documento da campanha, na hora da fabricação e publicação das propostas:
“Em razão de falha processual na editoração, a versão do Programa de Governo divulgada pela internet até então e a que consta em alguns exemplares impressos distribuídos aos veículos de comunicação incorporou uma redação do referido capítulo que não contempla a mediação entre os diversos pensamentos que se dispuseram a contribuir para sua formulação e os posicionamentos de Eduardo Campos e Marina Silva a respeito da definição de políticas para a população LGBT”, diz a nota distribuída pela campanha da candidata.
A própria candidata Marina Silva (PSB) e o coordenador de campanha dela, deputado Walter Feldman, endossaram a nota oficial e reafirmaram que o problema se deu em virtude do erro processual. 
O episódio, entretanto, rendeu grande desgaste para a presidenciável do PSB, que teve o apoio retirado do famoso escritor Milton Hatoum e de vários membros das comunidades LGBT pelo País. 
O próprio deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), defensor da igualdade entre homo e heterossexuais, além de criminalização da homofobia, também criticou Marina Silva: 
"Em "nota de esclarecimento", Marina Silva desmente seu próprio programa de governo e afirma que não apóia o casamento civil igualitário, mas uma lei segregacionista de "união civil". Vocês já imaginaram um candidato presidencial dizendo que é contra o direito dos negros ao casamento civil, mas apoiaria uma "lei de união de negros"? A nova política da Marina é tão velha que lembra os argumentos dos racistas americanos de meados do século XX. Contudo, o pior é que ela brincou com as esperanças de milhões de pessoas! E isso é cruel, Marina!", disse o deputado no Facebook. 
O deputado também atribuiu o recuo de Marina aos ataques de Silas Malafaia contra a candidata nas redes sociais: 
"Bastaram quatro tuites do pastor Malafaia para que, em apenas 24 horas, a candidata se esquecesse dos compromissos de ontem, anunciados em um ato público transmitido por televisão, e desmentisse seu próprio programa de governo, impresso em cores e divulgado pelas redes. Marina também retirou do programa o compromisso com a aprovação da lei João Nery, a elaboração de materiais didáticos sobre diversidade sexual, a criminalização da homofobia e da transfobia e outras propostas. Só deixou frases bonitas, mas deletou todas as propostas realmente importantes. E ela ainda nem se elegeu! O que esperar então dela se eleita presidenta quando a bancada fundamentalista, a bancada ruralista e outros grupos de pressão começarem a condicionar o apoio a seu governo?", argumentou o parlamentar do PSOL. 
Em 2010, Malafaia já havia criticado Marina Silva por conta da posição dela sobre o aborto (veja vídeo abaixo).
Na ocasião, Marina Silva concorria à Presidência da República pelo Partido Verde e o pastor acusou a candidata de "jogar para a torcida" as opiniões sobre pontos polêmicos e caros à comunidade evangélica mais radical.
Por conta disso, Silas Malafaia anunciou apoio à José Serra (PSDB), que perdeu aquela eleição para a própria Dilma Rousseff (PT), que sempre fora alvo preferencial das críticas do tal pastor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário